19 agosto 2010

Curiosidades sobre os Mamonas !


Dinho fala sobre a origem do nome da banda


'' A gente queria mesmo BEATLES, mas aí a gente descobriu que esse nome já existia e ficou Mamonas Assassinas. - Dinho sobre o nome da banda.''

Dado Villa-Lobos fala sobre os Mamonas Assassinas


''A banda que desbancou o Legião! Não é o tipo de música que eu ouço em casa, mas eles são ótimos. - Dado Villa-Lobos, Legião Urbana''

Roberto Leal fala sobre os Mamonas Assassina


''Fiquei sabendo desta paródia quando me procuraram para saber sobre um suposto processo por plágio. Era tudo mentira. É pura gozação, sem maldade. Se fosse falta de respeito eu processaria. Mamonas o que mesmo? Só posso desejar sucesso. - Roberto Leal''

Marcelo Frommer fala sobre os Mamonas Assassinas


''Eles fazem tudo na base do estereótipo, imitando brega, imitando pagode. A princípio eu achei de mau gosto. Depois passei a ver a coisa como um pastelão saudável. - Marcelo Frommer, guitarrista do Titãs.''

Daniel Gildenlöw fala sobre os Mamonas Assassinas


Sempre tive a vontade de escrever sobre os Mamonas Assassinas, mas nunca senti um bom momento para fazê-lo, ou sequer vislumbrei uma possibilidade em meio a tanto trabalho relacionado a estilos tão diversos, mas que, de um jeito ou de outro, nunca alcançavam a esfera do grupo brasileiro.

A verdade é que além de cômicos, eles eram bons músicos e tinham total ciência daquilo que estavam fazendo. Alcançaram rádios, televisões, revistas, compondo coisas bem inspiradas, calcadas em influências de rock e heavy metal que passaram despercebidas para muitos.

Hoje é comum e até engraçado nos pegarmos rindo de nós mesmos, nos divertindo com os exageros, radicalismos, movimentos, e idéias pitorescas dentro da música pesada. O MASSACRATION é o maior expoente dessa tendência crítica muito valiosa. Um escracho mais que apropriado.

O CD de estréia da banda, “Gates Of Metal Fried Chicken Of Death” é lançado exatamente uma década após o debute auto-intitulado dos Mamonas Assassinas, no qual os guarulhenses assinaram uma das melhores sátiras - inclusive em termos instrumentais - ao metal com “Débil Metal”.

Naquele mesmo disco, outras duas faixas se destacavam: a primeira delas é certamente “Bois Don’t Cry”, que já no título faz alusão à emblemática “Boys Don’t Cry” do The Cure. No desenrolar da música, mais menções marcantes: “The Mirror” do DREAM THEATER (por volta de 1 minuto e 45 segundos), e “Tom Sawyer” do Rush (aos 2 minutos e 10 segundos).

Falamos de 1995, dois anos antes do surgimento oficial do Pain Of Salvation. Além de revelar um conjunto talentoso e, à época, muito promissor (atualmente realidade irrefutável), o lançamento de “Entropia” em 1997 trouxe uma curiosidade a mais para os brasileiros: a impressionante semelhança entre a introdução de “People Passing By”, um dos primeiros sucessos de Daniel Gildenlöw e sua trupe, e “1406”, abertura do álbum dos Mamonas.

Imagem
Aproveitamos a vinda do Pain Of Salvation ao Brasil para realizar o “Blind Ear” da Revista Roadie Crew, seção na qual os artistas escutam dez faixas de diferentes grupos, fazem comentários sobre elas, e tentam descobrir também de quem é a música. Seguimos estes padrões com Gildenlöw, e isso poderá ser checado na próxima Roadie Crew, edição nº 82 (capa: Live 'N' Louder Rock Fest: Scorpions / Nightwish). No entanto, levamos um bônus pra ele, justamente “1406”, para nos divertirmos um pouco e também vermos como o líder do conjunto sueco reagiria.

Muito simpático e receptivo, o músico deu boas risadas com a situação e se surpreendeu. Confira abaixo (e o resto do “Blind Ear” com Daniel Gildenlöw na Roadie Crew):

Thiago Sarkis – Essa faixa onze é uma curiosidade relacionada ao Pain Of Salvation. Trata-se de uma banda brasileira.

Daniel Gildenlöw – Se não for aquela música específica do ANGRA que já ouvi (N. do E.: não sabemos ao certo qual a música que Daniel fala aqui), não vou reconhecer nem o artista, nem a música.

Thiago Sarkis – Tudo bem. Não se preocupe. (N. do E.: Colocamos a música “1406”)

Daniel Gildenlöw – Ok. Parece-me que eles estão por dentro de “Entropia” (risos).

Thiago Sarkis – Não, na verdade eles são mais velhos que o Pain Of Salvation.

Daniel Gildenlöw – Mesmo? O guitarrista soa ‘americano’ demais, mas realmente isso parece bastante com “People Bassing By”. Eles têm um baixo ‘funky’.

Thiago Sarkis – É, e sempre rolaram comentários sobre essa semelhança aqui no Brasil... até porque eles eram muito famosos...

Daniel Gildenlöw – Dá pra entender o porquê. A banda acabou?

Thiago Sarkis – Eles morreram...

Daniel Gildenlöw – Morreram? Todos?!?!? Foi um morticínio?

Thiago Sarkis – (risos) Acidente de avião...

Daniel Gildenlöw – Nossa... isso é triste. (N. do E.: mostramos a capa do disco). Que bela capa (risos). Não consigo entender nada que está escrito, mas dá pra ver que era uma banda cômica (risos).

Thiago Sarkis – (risos) Sim, eram mesmo.

Daniel Gildenlöw – Como é o nome? Mamonas Assá--- Assássinas? (N. do E.: Daniel tenta pronunciar o nome algumas vezes).

Thiago Sarkis – Quase isso... Mamonas Assassinas.

Daniel Gildenlöw – (risos) Legal. Interessante essa coincidência. A única diferença é que os slaps de “People Passing By” são feitos na guitarra, não no baixo. Mas também só ouvi algumas partes da música deles, não sei como é o resto direito.

http://whiplash.net/materias/associacaolivre/005280-painofsalvation.html

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Amuu muiito eles . apesar da carreira ter sido muiito curta, e eu tbm num tive tempo de ouvi-lo mutio .. por que eu só tinha 3 anos na epoca.. mas parece que foi ontem que eu vi a reportagem na tv .. que eles timha morridoo ... eu chorei tanto .... minha mae que comenta que eu fiquei 3 dia chorando sem para... era só ouvir o nome *mamonas assassinas* que eu chorava ... mais eu mi lembro perfeitamento o dia que os grandes idolos do brasil e do mundo se Foram ... !

    Eles estara pra sempre em meu Coração !
    Mamonas Eu te Amoo !

    ResponderExcluir
  3. Todas as gerações vão saber quem era Mamonas Assasinas...Raiusss

    ResponderExcluir
  4. Mamonas plagiou 8 compassos de uma melodia gospel chamada profundo amor , gravada em 1981 , gozado que esta melodia também foi feita em uma praia em S. PAULO .quer ouvir e ter certeza entre google e coloque plagio dos mamonas, musica pelados em santos.Na cara de pau só trocaram o tom de fa para ré m e ate a notas aproveitaram mudando a clave de fá para sol . Só mudaram o rítmo de mais rápido e fizeram um ornamento no final.maestro David

    ResponderExcluir
  5. A gravadora não se manifesta sobre o plagio da música pelados em santos, nem o empresário . E não sei se vai se manisfestar,ou tentar arquivar o processo. Só esperar para ver o resultado.

    ResponderExcluir
  6. A música "Pelados em Santos" não foi plagio. A música já era tocada no Utopia, e levava outro ritmo, meio brega, e Dinho nem tinha referência de música gospel. Não foi plágio, foi mera coincidência.

    ResponderExcluir
  7. os mamonas seriam mamonas assassinas do espaço,nome longo

    ResponderExcluir