12 agosto 2010


Documentário traz imagens inéditas do grupo e será exibido neste sábado, dia 17


Os fãs do grupo Mamonas Assassinas não podem perder a chance de matar as saudades depois de 14 anos da morte de seus integrantes – Dinho, Bento Hinoto, Júlio Rasec e dos irmãos Samuel e Sérgio Reoli – num acidente aéreo. Neste sábado, dia 17, às 18h30m, será exibido o documentário “Mamonas Pra Sempre”, de Cláudio Kahns, no Parque dos Patins (Rio). A sessão faz parte da programação do Festival Intercâmbio de Linguagens (FIL), mas o filme tem previsão de estreia no circuito nacional ainda este ano.

O projeto inicial de Cláudio era fazer um filme de ficção e uma minissérie para TV, mas ao coletar as entrevistas, percebeu que ali tinha um documentário. A ideia de fazer um longa ficção e uma minissérie ainda estão de pé. Agora, o diretor negocia a produção com um canal aberto. Ao longo de três anos, Luna Alcalá e Dagomir Marquezi coletaram depoimentos de amigos, fãs e do empresário do grupo. As famílias dos músicos participaram ativamente, abrindo portas, gavetas e liberando imagens inéditas, como filmes gravados nos shows e material doméstico. A boa qualidade das imagens deve-se, inclusive, a uma caixa original contendo fitas em bom estado de conservação que estava com uma das famílias. “Nós encontramos esse material casualmente na casa do pai do Sérgio e do Samuel. Essas fitas tinham sido usadas para outras cópias que não tinham com boa qualidade. Tivemos muito trabalho para transcrevê-las no formato beta, mas valeu a pena”, afirma o diretor.

Em menos de dez meses, os Mamonas Assassinas saíram do anonimato e se transformaram num dos maiores fenômenos da música brasileira. Irreverentes, inteligentes, sarcásticos e criativos, o grupo arrebatou Brasil e, em pouco mais de seis meses, vendeu dois milhões de cópias de discos (até hoje já foram mais de três milhões). A trajetória inusitada da banda foi um dos fatores que mais fascinou o diretor, que se jogou de cabeça no projeto: “Minha visão sobre o grupo foi mudando com o passar do tempo e das filmagens. Eles eram muito bons músicos, engraçados e talentosos. Tinham um brilhante futuro pela frente”.
Mamonas Pra Sempre” vai ao encontro dos fãs do grupo quase 15 anos após um acidente aéreo interrompeu a carreira promissora dos músicos. Em 1996, a banda era idolatrada por crianças e adolescentes, que hoje são adultos não menos apaixonados pelo quinteto: “Vejo pela Internet comunidades com mais de um milhão de pessoas. A reação dos fãs quando assistem ao documentário também é muito bacana. Eles se emocionam, ficam com saudade e cheios de alegria”.

Uma das estratégias de lançamento do filme é a distribuição de 20 pílulas de 40 segundos para serem baixados e vistos em aparelhos celulares. Os filmetes contêm imagens inéditas descobertas durante a pesquisa para a realização do documentário e mostram gravações de bastidores, da vida em família e imagens dos Mamonas em momentos engraçados e íntimos. Essa ação começa na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário